Família Salesiana

Vinde e vede" (Jo.1,39)

Caríssimos irmãos e irmãs, membros todos da Família Salesiana e amigos de Dom Bosco,

cumprimento-os com o grande afeto e estima que tenho por todos e cada um de vocês, desejando-lhes um ano novo cheio das bênçãos que o Pai nos quis dar na encarnação do seu Filho.
Escrevo-lhes para apresentar a Estreia 2011, na certeza de lhes dar um agradável presente pelo valor que a Estreia tem em nossa tradição salesiana desde os tempos de Dom Bosco, pelo tema escolhido que interessa à nossa vida, à nossa missão e à nossa capacidade de ajudar a descobrir que a vida é vocação e, ainda, pelo momento que vivemos como Igreja e Família Salesiana, sobretudo no Ocidente.
Após a Estreia 2010, "Senhor, queremos ver Jesus", sobre a urgência de evangelizar, parece-me a coisa mais lógica e natural fazer um caloroso apelo à Família Salesiana inteira para nutrir, conosco SDB, o sentido da necessidade de convocar. De fato, nós salesianos
"sentimos hoje, mais forte do que nunca, o desafio de criar uma cultura vocacional em todos os ambientes, de modo que os jovens descubram a vida como chamado e toda pastoral juvenil seja realmente vocacional. Isso exige ajudar os jovens a superar a mentalidade individualista e a cultura da autorealização, que os leva a projetar o futuro sem colocar-se à escuta de Deus; isso também exige envolver e formar famílias e leigos. Deve-se colocar um empenho especial em suscitar entre os jovens a paixão apostólica. Como Dom Bosco, somos chamados a encorajá-los a serem apóstolos dos seus companheiros, a assumirem várias formas de serviço eclesial e social, a se empenharem em projetos missionários. A fim de favorecer a opção vocacional de trabalho apostólico, dever-se-á propor a esses jovens uma vida espiritual mais intensa e um acompanhamento pessoal sistemático. Esse é o terreno no qual florescerão famílias capazes de testemunho autêntico, leigos empenhados em todos os níveis na Igreja e na sociedade e também vocações para a vida consagrada e para o ministério".

Reitor Mor