Formação

Diferença há entre pobreza comunitária

 e a pobreza pessoal

O aspecto comunitário da pobreza constitui o ambiente, o clima em que se exprime a pobreza pessoal. A pobreza vivida comunitariamente é uma dimensão da formação permanente, e é o que mais as pessoas percebem de modo visível, do nosso ser consagradas. Uma comunidade que vive a pobreza evangélica tende para o reino de Deus e assume todas as suas exigências..
A pobreza, vivida comunitariamente, sustenta cada FMA a assumir pessoalmente um estilo de vida pobre. O clima de família, o senso de pertença, a atenção e o cuidado com as pessoas, a prevenção das necessidades das irmãs ajudam a sentir-se bem e incentivam escolhas também exigentes de vida. A pobreza comunitária leva à comunhão e partilha dos bens através de escolhas feitas em conjunto, no discernimento, à luz dos critérios evangélicos e carismáticos.
Por outro lado, o clima comunitário é criado por pessoas decididas a viver pessoalmente um estilo de vida segundo o evangelho.
 O entrelaçamento da dimensão comunitária com a pessoal constitui um sinal muito eloquente do amor preveniente de Deus no mundo de hoje.

Madre Yvonne